Saiba como funciona o Seguro de Responsabilidade Civil

O número de processos movidos contra profissionais da saúde é menos raro do que parece. Alguns casos em que pessoas se sentem frustrados e insatisfeitos com o resultado de um tratamento,e recorrem à justiça pela busca dos seus direitos.

Assim os profissionais da Saúde encontram no Seguro de Responsabilidade Civil uma boa opção de segurança e tranquilidade na hora de evitar imprevistos.

A responsabilidade civil

A obrigação de reparar ou indenizar um dano material ou moral causado a uma pessoa é chamada de Responsabilidade Civil. Esse é um termo bastante conhecido do Direito, uma vez que é regido pelo Código Civil Brasileiro e pelo Código de Defesa do Consumidor.

No entanto, a responsabilidade Civil abrange todas as áreas de ação humana, especialmente porque imprevistos que geram despesas podem acontecer a qualquer momento. Por exemplo, se o seu cachorro morder acidentalmente o filho do vizinho, o seguro paga as despesas.

Então, se uma pessoa toma ou deixa de tomar uma medida que gera um prejuízo ou dano a um terceiro, e for responsabilizado civilmente, ela precisa arcar com os prejuízos.

Como funciona o seguro de responsabilidade civil?

Quando alguém contrata um seguro de responsabilidade civil, passa a pagar mensalmente determinado valor às seguradoras para toda e qualquer reparação dos prejuízos que tenha causado a terceiros. O valor das mensalidades estará indicado na apólice de seguro, bem como o custo máximo a ser indenizado pela operadora.

Assim, se o segurado causar danos a alguém, ele terá seu patrimônio protegido contra perdas e danos decorrentes da obrigação de ressarcir financeiramente outra pessoa, quando não há intenção.

Como contratar um seguro de responsabilidade civil?

No mercado de seguros, existem inúmeras opções de cobertura do seguro de responsabilidade civil, e ele é comumente oferecido com outros tipos de seguros, como opção adicional.

Por exemplo, se alguém contrata um seguro de automóvel, geralmente também pode incluir a coberturas de danos causados a terceiros. Fale com a gente para entender mais sobre como contratar um seguro de responsabilidade civil!

Destacamos aqui as coberturas mais comuns do seguro:

  • Operações e Instalações
  • Produtos no Brasil e no Exterior
  • Automóvel
  • Empregador
  • Profissionais da Saúde e do Direito
  • Prestação de Serviços
  • Danos Morais

Responsabilidade civil dos profissionais da saúde

Quando o conceito de responsabilidade civil é aplicado na proteção de profissionais da saúde, os especialistas podem contratar e acionar o seguro em casos em que o profissional precisa indenizar o paciente ou terceiros, como resultado de disputas judiciais.

Assim, quando o profissional da saúde opera sob a ótica das melhores práticas de exercício de sua profissão, e ainda possui a garantia de um seguro de responsabilidade civil, ele tem mais tranquilidade e segurança para trabalhar.

Por que contratar um seguro saúde?

Se essa segurança na hora de trabalhar ainda não te convenceu, podemos ressaltar que um seguro de responsabilidade civil garante que você conseguirá oferecer ao seu paciente toda a assistência após alguma situação imprevista que gerou danos à ele, mesmo que a sua participação tenha sido indireta.

Além disso, não se pode prever o momento em que uma situação do tipo pode acontecer. Se um profissional da área de saúde é condenado em um processo, e não pode custear as indenizações, corre o risco de ter seus bens bloqueados e seu patrimônio leiloado para o ressarcimento das despesas do processo.

Com o seguro, o profissional fica preparado para oferecer e custear toda e qualquer indezinação. Vale lembrar também que o profissional da saúde pode se beneficiar de seguros de responsabilidade civil em outras áreas frentes, como familiar, automóvel, danos morais, prática de esportes, e etc.

Aproveite e fale com os nossos corretores, e contrate o seu seguro de responsabilidade Civil na Vida e Saúde Seguros. Temos experiência na oferta de seguros em diferentes áreas, e opções vantajosas para a área de saúde.

Concluindo

O seguro de responsabilidade civil pode ser conveniente em uma infinidade de situações. É que ninguém pode prever quando uma atitude sua pode impactar em danos à terceiros. Estar protegido é uma ação prudente, já que as apólices do tipo costumam ser baratas, e trazem um retorno gigante quando menos se espera.

Se você é profissional da saúde, e deseja saber mais sobre o assunto, entre em contato com a gente!

Se você já decidiu, e deseja receber uma cotação para o seu seguro de responsabilidade civil, fale com um de nossos corretores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *