Imprevistos acontecem o tempo todo. O problema é quando algo de nossa responsabilidade acidentalmente causa prejuízos a terceiros. Em casos assim, o transtorno pode ser grande.
Se somos responsabilizados por danos a terceiros, mesmo que involuntariamente, há riscos de despesas financeiras e morais.
É por isso que existem os seguros, que funcionam como garantias de suporte em situações listadas em cada apólice.
Um seguro, quando está de acordo com as necessidades do segurado, é capaz de minimizar as consequências e evitar prejuízos decorrentes de imprevistos. Por meio dele, o contratante pode obter os recursos necessários para que uma ele ou sua empresa tenha condições de arcar com despesas em caso de um sinistro grave.
No caso do seguro patrimonial, ele é uma excelente modalidade para profissionais, especialmente os de saúde, que desejam resguardar o seu capital. E é sobre este assunto que falaremos no post de hoje.
O que é seguro patrimonial?
De maneira geral, um seguro patrimonial funciona como os demais seguros (de automóvel, residência, de vida, etc.). Quando você faz a contratação deste tipo de benefício, você tem uma apólice que estabelece todas as coberturas e demais condições para o recebimento da indenização.
Então, você paga um prêmio de forma única ou parcelada e fica assegurado enquanto o contrato estiver em andamento. Geralmente, a empresa segurada pode ser acionada a qualquer momento, 24 horas por dia, e em caso de sinistro, o segurado poderá receber indenização parcial ou total dos bens segurados.
O seguro patrimonial possui uma série de grupos de coberturas. As mais básicas costumam assegurar residências, empresas ou equipamentos (conforme o tipo de seguro) em casos de ocorrência de incêndio, queda de raio, explosões e despesas decorrentes (fogo, desentulho, etc.). No entanto, de acordo com a definição da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados –, diferentes coberturas podem indenizar prejuízos decorrentes de situações como:
- alagamento e inundação;
- vendaval;
- quebra de vidros e anúncios luminosos;
- roubo de valores;
- roubo de bens;
- entre outros.
Quem pode contratar um seguro patrimonial?
O seguro patrimonial é mais voltado para empresas, e pode possuir coberturas customizadas de acordo com a atividade exercida pelo segurado. Um seguro do tipo pode ser contratado por pessoas físicas ou jurídicas para proteger patrimônios como:
- Comércio;
- Escritórios, clínicas e consultórios;
- Hotéis, bares e restaurantes;
- Concessionárias e comércio de veículos;
- Cabeleireiros e salões de beleza;
- Escolas e universidades;
- Assistências técnicas e oficinas;
- Transportadoras;
- Pet Shops e clínicas veterinárias.
Como é o seguro patrimonial para profissionais de saúde?
Os profissionais de saúde podem contar com diferentes opções de seguro para proteger o seu patrimônio de imprevistos. Aliás, já até falamos aqui sobre o seguro de Responsabilidade Civil Profissional para Médicos, Dentistas e outros Profissionais da Saúde.
Na área de saúde, muitos podem ser as situações que acarretam a responsabilização do profissional de saúde. Desde diagnósticos, procedimentos, receituários, problemas com equipamentos, ou com a equipe são apenas algumas das condições prováveis.
O seguro patrimonial para profissionais de saúde é uma excelente alternativa para profissionais que desejam garantir a proteção e a tranquilidade necessárias para o bom exercício de sua atividade profissional. Ao segurar a clínica, consultório, e outros bens relativos à sua profissão, o especialista pode ter tranquilidade ao exercer seu trabalho, sabendo que seus bens estarão protegidos.
A Cobertura Básica, obrigatória na maioria das seguradoras, envolve o ressarcimento de valores referentes a prejuízos causados por incêndios; queda de raio dentro da área do terreno onde estiverem localizados os bens segurados; explosão de qualquer aparelho ou substância, inclusive de gás, normalmente empregado em aparelhos de uso doméstico, bem como qualquer explosão de origem externa.
O seguro patrimonial para profissionais de saúde também possui coberturas Adicionais Facultativas possíveis. É interessante buscar uma seguradora especialista em lidar com profissionais de saúde para garantir que a cobertura adicional está de acordo com a necessidade específica da área em questão.
As Principais Coberturas Adicionais Facultativas possíveis são contra:
- Danos Elétricos;
- Despesas Fixas decorrentes de Incêndio, Queda de Raio e Explosão;
- Condições naturais como Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado, Granizo, Terremoto, Alagamento / Inundação; Desmoronamento; ou Tremor de Terra;
- Paralisação das atividades;
- Lucros Cessantes Decorrentes de Incêndio, Queda de Raio e Explosão;
- Perda ou Despesas de Aluguel (Prédio);
- Quebra de Vidros, Espelhos, Mármores e Granitos;
- Responsabilidade Civil Guarda de Veículos de Terceiros;
- Responsabilidade Civil Uso e Conservação do Imóvel;
- Responsabilidade Civil Operações;
- Responsabilidade Civil Produtos;
- Responsabilidade Civil Garagista;
- Responsabilidade Civil Geral;
- Roubo ou Furto de Valores em Trânsito;
- Roubo ou Furto de Valores no Interior do Estabelecimento;
- Roubo ou Furto Qualificado de Bens;
- Acidentes Pessoais dos Empregados do Segurado;
- Riscos pessoais dos empregados;
- E Outras…
Viu como qualquer profissional de saúde pode ficar bastante protegido ao contratar um seguro patrimonial? Seja qual for a sua especialidade, ou o tamanho do seu consultório ou clínica, é bem provável que você contar com os muitos benefícios do seguro patrimonial e assegurar que seus bens e seu patrimônio estarão protegidos.
Ficou com dúvidas? Quer saber mais sobre as vantagens de um seguro patrimonial para profissionais de saúde? Fale com a gente!