Se você está prestes a fazer a contratação de um seguro para você ou sua empresa, deve estar percebendo que nem sempre é fácil entender a diferença entre a seguradora e a corretora de seguro contratadas.
De fato, a confusão é justificável já que são muitas as perguntas que rondam o assunto: quando se quer contratar um seguro, é preciso procurar a seguradora? Quem assume o risco do item segurado? É a corretora ou a seguradora? Qual é o papel de um, e até onde entra a função de outro?
QUAL A DIFERENÇA ENTRE CORRETORA DE SEGURO E SEGURADORA?
Antes de entender a diferença entre Seguradora e Corretora de Seguro, você precisa estar ciente sobre a função da SUSEP, a Superintendência de Seguros Privados. Ela é uma entidade, vinculada ao Ministério da Fazenda, que regulamenta, supervisiona, fiscaliza e incentiva as atividades do setor dos seguros de todos os ramos. A SUSEP é a responsável por atestar que as empresas e profissionais do setor estão executando o trabalho de acordo com as regulamentações, sem trazer prejuízos para o consumidor.
Tanto as Corretoras de Seguro quanto as Seguradoras são regulamentadas por esse órgão, que também distribui as atribuições e diferenças entre um e outro.
O QUE É UMA CORRETORA DE SEGURO?
Uma Corretoras de Seguros é uma empresa autorizada pela SUSEP a comercializar e promover os produtos das Seguradoras. Em outras palavras, a Corretora é quem vende os contratos de seguro, funcionando como um intermediador entre Segurado (pessoa física ou jurídica) e Seguradora, para a garantia do cumprimento do contrato.
É por isso que na hora da contratação de um Seguro, o papel das Corretoras é tão importante: é função delas, quando necessário, interceder a favor do Segurado para que todos os conflitos com a Seguradora sejam resolvidos com o maior êxito possível para o Segurado.
Além disso, cabe às Corretoras a análise dos riscos aos quais o cliente está exposto para encontrar a Seguradora e o Seguro mais adequado. Após a contratação da melhor Seguradora, a Corretora também tem a função de fazer o acompanhamento da manutenção da apólice; E caso o Segurado necessite acionar o seguro depois da ocorrência de um sinistro, a corretora deve instruí-lo de modo a agilizar o processo de indenização, por exemplo. Resumindo: o corretor agiliza e facilita processos como contratos, indenização ou endosso.
O QUE É SEGURADORA?
As Seguradoras são as empresas autorizadas a assumir riscos e a indenizar os Segurados de acordo com o tipo de prejuízo que esteja contratado na apólice. Em outras palavras, elas são empresas autorizadas pela SUSEP a fazer o pagamento de indenizações ao Segurado quando ocorrem sinistros. Sua atividade se resume a venda de seguros, planos de previdência e títulos de capitalização.
Outra atribuição da Seguradora é o de de fazer a apuração dos fatos para entender os danos e gastos do Segurado, e avaliar se é lícita a solicitação de indenização, e se faz parte da coberturas asseguradas no contrato.
É importante ressaltar as Seguradoras não são autorizadas a oferecer outra atividade além das ditas acima. Elas são regulamentadas também pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), e pela ANS (exclusivamente para controle e fiscalização do seguro saúde).
QUAL É O MELHOR PARA A SUA EMPRESA?
Como deu para perceber, em um resumo, a Seguradora é a empresa que possui o produto (seguro) e a Corretora de seguros é a empresa que o comercializa, intermediando a compra e a venda, e representando o Segurado para defender os seus interesses.
No Brasil, a contratação de seguros não está condicionada por lei ao intermédio de uma Corretora. No entanto, ela é bastante vantajosa para o consumidor, já que muitas Seguradoras apresentam os seus contratos repletos de termos confusos e cláusulas que podem exigir um conhecimento técnico maior.
Assim, para evitar problemas para você ou sua empresa, é interessante optar por uma Corretora que busque a melhor opção de apólice para seu caso específico, esclarecendo as suas dúvidas, e intercedendo por você para encontrar as melhores vantagens.
Aqui na Vida e Saúde Seguradora, por exemplo, oferecemos um atendimento personalizado para cada empresa, de acordo com suas particularidades e necessidades, para uma contratação de Seguro facilitada, além de um custo x benefício que compense.
E então, entendeu a diferença entre Corretora de Seguro e Seguradora? Se tem mais dúvidas, entre em contato com a gente!