Seguro viagem. O que é e quando contratar

Planejar uma longa viagem pode ser uma tarefa assustadora. Por onde começar? Qual é o primeiro passo? Qual é o segundo passo? Qual é o terceiro passo? Ufa! Só de pensar, é fácil perceber o quão complicado parece ser toda a organização antes de pegar a estrada (ou o avião, trem e etc).

Com as muitas preocupações com itinerário, passagens, hospedagem e transporte, é fácil se sentir sobrecarregado, e é fácil também esquecer de um ponto crucial para qualquer viagem: o seguro.

Acontece que como em qualquer área da vida, é preciso estar preparado: imprevistos acontecem, e é essencial sair de casa munido de alguma prevenção formalizada. Por isso, preparamos esse post para explicar melhor o que é seguro viagem e quando você deve contratá-lo. Confira!

O que é seguro viagem?

O seguro de viagem nada mais é do que uma apólice que dá o direito ao contratado de indenização em uma série de imprevistos. Na verdade, ele funciona de maneira semelhante a um plano de saúde temporário, mas também garante a cobertura de outros gastos envolvendo diferentes situações e acidentes. Dependendo da opção contratada, ele funciona também seguro de vida e assistência em caso de invalidez acidental, além de outros atendimentos médicos hospitalares e odontológicos emergenciais. Há ainda o auxílio em caso de extravio de bagagens e até mesmo a opção de ofertas de passagens aéreas extras, caso o viajante precise voltar para casa antes da data prevista.

O seguro viagem tem validade de acordo com o tempo de contratação, e também em sua área de cobertura. Todos as regras de adesão são especificadas em contrato, e ele é ideal para quem planeja fazer viagens internacionais, onde os planos de saúde brasileiros não têm validade.

Quando contratar um seguro viagem?

Embora alguns destinos como Austrália e Estados Unidos não obrigam a contratação de um seguro viagem, o ideal é que toda a pessoa que planeja fazer uma viagem internacional faça a contração do serviço.

Vários motivos tornam importante a aquisição de um seguro viagem. Primeiramente, uma das grandes vantagens, que pouca gente menciona, é a possibilidade de contar com uma assistência no seu próprio idioma em casos de emergência.

Além disso, é importante lembrar que na maioria dos países, o atendimento médico voltado aos estrangeiros tem um valor mais elevado. O preço também é cobrado em uma moeda estrangeira, e por isso, você precisa ainda pensar na conversão dos valores para o real – o que às vezes deixa tudo mais caro.

Em casos assim, o seguro de viagem pode te fazer economizar bastante dinheiro, e estar precavido diante de imprevistos.

Aliás, a lista de imprevistos cobertas por um seguro viagem podem ser bastantes úteis:

  • Despesas médicas e hospitalares em caso de doenças ou acidentes;
  • Despesas odontológicas de emergência;
  • Repatriação médica;
  • Assistência funerária e traslado de corpo;
  • Extravio de bagagens;
  • Perda de documentos;
  • Assistência jurídica;
  • Acompanhamento de menores;
  • Visita ao cliente hospitalizado;
  • Interrupção e cancelamento da viagem.

Por isso, o melhor momento para contratar um seguro é ainda na fase de planejamento da viagem. É que assim você terá tempo de pesquisar as melhores operadoras de serviços de acordo com as vantagens que você deseja. É interessante, na verdade, fechar um contrato assim que você adquirir o bilhete aéreo, ou até três dias antes da viagem – já que algumas seguradoras exigem dias de carência para a utilização do serviço.

Para efetuar a contratação de seguros de viagem, você precisa procurar empresas especializadas em seguro. Existe também a possibilidade de contratar diretamente com o próprio banco do viajante, ou com companhia aérea escolhida para a viagem (no site onde a compra da passagem foi realizada) Agências de turismo ou operadoras de cartão de crédito também costumam disponibilizar opções de seguro viagem.

Finalmente, se você planeja viajar em breve, saiba que o seguro viagem é primordial. Você também tem a possibilidade de contratar o serviço para viagens nacionais – o que é muito útil, especialmente se você não possui plano de saúde.

Se você tem dúvidas sobre qual é a melhor opção de seguro viagem disponível para o seu caso, entre em contato com a gente e converse com um de nossos especialistas. Sabendo melhor os detalhes e objetivos da sua viagem, poderemos indicar a melhor opção e o tipo de cobertura mais adequado, que cabe no seu bolso.

E você, já contratou o seguro? Entre em contato com a gente e conheça os benefícios que temos para oferecer a você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *