Quanto custa um Seguro de Responsabilidade Civil?

Seja em qualquer aspecto da vida, desde o lado pessoal até o profissional, aqui vai uma verdade: é importante ser organizado e observar todos os detalhes com zelo para que tudo saia conforme o planejado, sem imprevistos.

Acontece que, como o próprio nome diz, imprevistos chegam sem avisar, e podem acontecer até com os mais preparados sobre todas as coisas.

Desde acidentes de trabalho, uma árvore que cai e traz danos aos vizinhos, incidentes envolvendo funcionários que estão trabalhando em sua empresa, danos a equipamentos, incêndios, explosões, e por aí vai. A lista de situações ruins e incontroláveis que podem trazer avarias é incontável. O problema é quando o estrago acaba impactando terceiros.

Dentro desse contexto, é aí que entra o seguro de responsabilidade civil, uma modalidade de apólice que cobre despesas envolvendo prejuízos causados a terceiros. Muitas pessoas e empresas apostam na contratação de um seguro do tipo porque ele pode garantir um pouco mais de tranquilidade e segurança para o segurado.

Quanto custa seguro de responsabilidade civil?

O seguro de responsabilidade civil tem um amplo espectro de coberturas: do automóvel à residência, passando pelos serviços prestados por profissionais autônomos e liberais, como médicos, veterinários, dentistas, advogados, arquitetos, engenheiros e contadores, entre outros.

Isso quer dizer que os valores para a contratação de seguro também variam bastante. Alguns aspectos podem impactar no preço total de uma apólice, e esclarecemos os principais abaixo:

  • Qual é a importância segurada a ser contratada;
  • Qual é o tipos de coberturas que o segurado decidiu escolher,
  • Qual é o risco que o seguro representa para a seguradora. Os dados sobre o risco também servem de parâmetro para o cálculo do prêmio.
  • Frequência de ações judiciais do ramo e custo médio das indenizações, para o caso de responsabilidade civil profissional
  • Tipo de atividade profissional e histórico do segurado.
  • Fatores pontuais podem determinar variação de valores também. Por exemplo, um seguro de responsabilidade civil para imóveis pode ter um preço determinado de acordo com a localização da residência e a segurança do local, já que, em alguns casos, pode haver portarias e seguranças. Além disso, existe a cobertura do seguro do próprio condomínio, que também representa um fator que podem impactar na diminuição do valor do seguro.

 

Qual é o valor mínimo para contratação da Cobertura de Seguros de Responsabilidade Civil?

Não existe um valor mínimo de contratação, mas um corretor de confiança pode ajudar o interessado a avaliar essa questão. Isso porque é preciso decidir por um valor que seja suficiente para indenizar os danos que causados a terceiros.

Converse com a gente para entender qual é o valor mais adequado para o seu caso na contratação de um seguro de responsabilidade civil.

Por que contratar um seguro de responsabilidade civil?

Já respondemos a esta pergunta algumas vezes aqui no blog, e o principal motivo para a contratação de um seguro do tipo é que você não sabe quando uma ação sua pode involuntariamente causar danos a alguém. Assim, a responsabilização dela pode trazer prejuízos financeiros a você, se você não estiver prevenido.

Imagine ter que arcar com todos os custos de reparo e possíveis indenizações e ações judiciais apenas porque uma ação, que fugia do seu controle, trouxe avarias a terceiros. Além disso, pense na sua imagem, que poderia extremamente prejudicada por conta de uma má repercussão.

Além disso, é importante notar que em muitas vezes o valor gasto no pagamento de indenizações em terceiros pode ser maior do que o investido na contratação de seguros de responsabilidade civil.

Por último, se você é condenado em um processo por ter causado danos a terceiros, e não pode custear as indenizações, corre o risco de ter seus bens bloqueados e seu patrimônio leiloado para o ressarcimento das despesas do processo. Uma grande dor de cabeça, não é mesmo?

Por isso, o ideal é que se você está interessado em contratar um seguro de responsabilidade civil, faça a contratação o quanto antes.

Se você quer fazer uma cotação sobre o custo de um seguro de responsabilidade civil, ou deseja saber mais sobre o assunto, entre em contato com a gente! Fale com um de nossos consultores e ficaremos felizes em ajudar você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *