7 Práticas para melhorar a qualidade de vida

Em meio a correria dos dias atuais, é cada vez mais difícil manter hábitos saudáveis. Parece que por mais que tentamos, os horários se atropelam, e a saúde vai sendo deixada de lado. Mas acredite, ficar de olho em boas práticas para melhorar a qualidade de vida é essencial.

Nós até entendemos que às vezes é mais fácil sair apressado de casa e comer qualquer coisa no caminho, do que planejar as refeições, por exemplo. E nem sempre é fácil se convencer de que ao final do dia, aquela corridinha na academia vai fazer alguma diferença.

Mas aqui vai um segredo: cuidar da saúde sempre vale à pena, e sua qualidade de vida vai agradecer!

QUAIS PRÁTICAS PODEM MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA?

Ter uma vida cercada de hábitos saudáveis é mais fácil do que parece. Tudo depende de você deixar as desculpas de lado e começar a se organizar. Comece com passos simples e perceba logo logo os benefícios na sua vida.

1- BEBA MAIS ÁGUA

A maioria das pessoas não bebe uma quantidade de água suficiente todos os dias, e é importante lembrar que esse líquido tão simples é essencial para o bom funcionamento das funções do organismo e para a sua qualidade de vida.

2- NÃO NEGLIGENCIE O SEU SONO

Quando você não dorme o suficiente, pode acabar compensando o cansaço na comida – geralmente comendo lanches ruins ao longo do dia. Mas, se você dorme bem, não precisa de inúmeras doses de café ou lanches aleatórios para se manter acordado e enérgico.

Vale lembrar também que a falta de sono prejudica a atenção e a memória, e ainda antecipa o envelhecimento da pele.

3- FAÇA EXERCÍCIOS

Diferentes estudos já comprovaram os muitos benefícios dos exercícios. As atividades físicas diminuem o risco de desenvolvimento de doenças, ajudam no equilíbrio do peso e aumentam a disposição do corpo de forma geral.

E se a sua desculpa é a de que você não tem tempo para visitar a academia, aqui vai a nossa dica: inclua a atividade física em seu cotidiano! Vá caminhando ou de bicicleta para o trabalho, use as escadas ao invés do elevador, faça pausas para fazer exercícios laborais durante sua jornada de trabalho e etc.

4- PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS DAS QUAIS VOCÊ REALMENTE GOSTA

Quando você realmente gosta de algo, tende a querer fazê-lo mais vezes. Tenha em mente que o exercício físico não é uma punição, nem uma obrigação, mas uma necessidade que pode ser bastante prazerosa. Por isso, escolha algo com o que se identifique para que enquanto você fica saudável, você também se divirta.

5 – TIRE DA DIETA OS ALIMENTOS PROCESSADOS

A maioria dos nutrientes que poderiam trazer benefícios para a saúde são perdidos nos processos de fabricação de alimentos processados. Além disso, a maioria possui conservantes que são prejudiciais ao organismo quando consumidos em excesso e continuamente. Não bastasse tudo isso, a maioria desses alimentos contém bastante sal, o que aumenta a pressão cardíaca.

Por isso, prefira alimentos frescos (como frutas e vegetais da feira ao invés dos enlatados).

6 – PREFIRA UMA DIETA BALANCEADA

E quando falamos em “dieta”, queremos apenas que você se preocupe com o que está se alimentando e tenha bons hábitos alimentares.

Evite longos períodos em jejum, coma de maneira regular, e apenas enquanto sentir fome. Não exagere nem continue comendo se você já se sente saciado.

Procure preparar suas próprias refeições, porque desta forma você controla o cardápio completo, e não fica escolhendo entre as muitas opções de um restaurante. Além disso, quando tiver dúvidas, fale com um nutricionista, e não siga dicas estranhas que você vê na internet. Seguindo essas dicas logo você vai perceber uma melhoria em sua qualidade de vida.

7- RESPIRE

Oxigênio é um elemento vital para  a vida na terra, mas também essencial para uma boa saúde. E a maioria de nós não sabe respirar da maneira correta — nossa inspiração costuma ser peitoral, o que faz com que nosso pulmão apenas encha 1/3 de sua capacidade. É por isso que atletas aprendem diferentes técnicas de respiração para melhorar suas performances.

Preste atenção em sua respiração de tempos  em tempos, já que o hábito também acalma. Uma respiração completa e correta é a que seus pulmões estão completamente cheios com o movimento focado em seu diafragma. Assim, seu abdômen expande, mas seus ombros quase não se mexem.

Viu só como é fácil? Um monte de dica simples, que pode ser colocada em prática hoje mesmo, para uma vida mais saudável. Gostou? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *