4 Dicas para melhorar a saúde e bem estar

Todo mundo já deve saber o quanto é importante cuidar do bem estar e da saúde em geral. Mas, parece é difícil conseguir prestar atenção nesses pontos quando se está apressado, ocupado ou distraído com a correria dos dias.

Acontece que cuidar do nosso bem estar é essencial. Afinal, só é possível trabalhar e viver a correria do cotidiano com uma saúde equilibrada. Então, não queremos parecer pessimistas, mas de nada adianta achar tempo para tudo, menos para a saúde, porque uma hora o corpo vai cobrar, cedo ou tarde.

A importância dos cuidados com a saúde e bem estar

Quando falamos de saúde e bem estar, muitos associam esses dois termos com a aparência física e o peso, sem pensar nos muitos outros benefícios de uma vida saudável.

De fato, atitudes positivas em relação a saúde podem sim refletir no peso e na aparência, mas as vantagens de cuidar do corpo e mente vão além disso.

Quando você se alimenta bem e tem uma vida ativa, os benefícios são quase instantâneos: há mais disposição para realizar as tarefas, um melhor funcionamento do organismo, uma facilidade em lidar com dificuldades, como ansiedade e impaciência, e por aí vai. Além disso, em um longo prazo, a prática de uma vida saudável vai ajudar você a envelhecer com menores chances de desenvolver problemas associados à maior idade. É possível prevenir doenças como diabetes, pressão arterial desequilibrada, infarto, e até alguns tipos de câncer.

Existem várias formas de você incorporar bons hábitos ao seu dia-a-dia. Para ajudar você, separamos hoje 4 dicas para melhorar a sua saúde e bem estar. Confira:

1 – Durma bem

A falta de sono pode trazer várias consequências ao nosso corpo: desde falta de atenção e memória, até a redução de produtividade e disposição. Além disso, o sono irregular pode até afetar a sua recuperação de problemas secundários, como gripes, por exemplo. O ideal para um adulto saudável é uma média de sete a nove horas de sono por noite.

Se você acha difícil alcançar o número de horas de sono ideal, tente ao menos ir para a cama 10 minutos antes do que você está acostumado. No final da semana, você terá 70 minutos de sono extra. Mantenha-o todo o ano, e você terá dormido 60 horas mais. Matemática simples que vai se refletir no seu bem estar.

2 – Evite o cigarro

Você já deve conhecer os muitos malefícios do cigarro, por isso, vamos focar no lado bom de abandonar esse hábito. Parar de fumar traz benefícios quase que imediatos para o ex-fumante. Diferentes estudos já apontaram que cerca de 20 minutos após a última tragada, a pressão arterial volta ao normal. Depois de 24 horas, os pulmões começam a se regenerar. Depois de três dias, a respiração fica mais fluída, e a disposição aumenta. E com o passar do tempo, os pulmões se regeneram ao ponto de parecerem quase como o de uma pessoa não fumante.

3 – Faça exercícios de forma regular e alimente-se bem

O consumo dos alimentos certos, ricos em vitaminas e proteínas, na quantidade e no horário apropriados são essenciais para sua boa saúde. Isso, aliado aos exercícios físicos, podem aumentar a auto-estima, o humor, a qualidade do sono e a disposição, além de reduzir seu risco de estresse, depressão, demência e doença de Alzheimer.

Se você ainda não se exercita, tente fazer ao menos 10 minutos por dia de exercícios. E engana-se quem pensa que precisa correr para a academia para dar conta disso: dá para fazer em casa, ou mesmo no trabalho! Tente se levantar com mais frequência, faça uma rápida caminhada ou alongamentos.

4 – Faça algo que te faça bem

Às vezes você está estressado com o trabalho, faculdade ou com outras atividades que tomam o seu tempo, e acaba encarando os seus dias de um jeito bem mais cansado e desanimado. Isso acaba prejudicando o seu bem estar psicológico, porque pode parecer que tudo o que você faz acaba “te trazendo problemas”. Uma boa forma de equilibrar o seu bem estar psicológico é quando você se compromete em fazer ao menos uma coisa que você realmente gosta por dia. Ler um livro, meditar, dançar, caminhar… Qualquer que seja a sua distração, logo você vai perceber uma melhora no seu bem estar.

Viu só? Atitudes bastantes simples podem melhorar a sua saúde e bem estar. Gostou das dicas? Quer conferir mais? Continue acompanhando o nosso blog!

2 comentários em “4 Dicas para melhorar a saúde e bem estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *